Qual a importância do projeto de impermeabilização?

O planejamento no processo da construção civil, em qualquer âmbito, é indispensável. Uma vez que dentro dos canteiros de obras existe a circulação de centenas de trabalhadores, vários serviços sendo executados simultaneamente e descargas de materiais chegando a todo momento.

Para a impermeabilização não é diferente. Tendo em vista que se caracteriza como um sistema completo e é dimensionado através dos pilares de

Projeto de impermeabilização – Preparação da área a ser impermeabilizada – Sistema impermeabilizante

o planejamento de todas as etapas é indispensável para produzir uma barreira eficiente contra a água. Proporcionando, dessa maneira, a preservação dos demais sistemas construtivos da obra e viabilizando a questão de habitabilidade para os usuários. Pois, assim, evita que patologias possam vir a surgir futuramente e comprometer a vida útil do edifício.

A primeira etapa do sistema, o projeto de impermeabilização, possui uma importância mais ampla do que se pensa. Dentre os fatores que determinam isso estão:

Identificação das áreas passíveis de infiltração

Identificação de todas as áreas passíveis de infiltrações como piscinas, áreas externas, subsolos e áreas molhadas (banheiros e áreas de serviço).

Compatibilização de sistemas

Compatibilização com os demais projetos evitando a interferência entre os outros sistemas (Arquitetônico, estrutural, hidráulico e paisagístico).

Execução precisa

A execução por profissionais qualificados e habilitados gera qualidade e segurança em todas as etapas.

Segurança e conforto

Proporciona segurança para as tomadas de decisões no canteiro de obra e também para os usuários futuros. Além de contribuir para o conforto da edificação, umas vez que é capaz de prevenir patologias provenientes de infiltrações.

Vida útil 

Contribui fortemente para o prolongamento da vida útil da edificação pois apenas com um projeto de impermeabilização que  é possível dimensionar os sistemas adequados para inibir a ação da água.

Redução de custos

Gera redução de custos no processo da construção, pois possibilita maior controle sobre quantidade de materiais, evitando desperdícios. Maior capacidade de gerenciamento, viabilizando o cronograma geral da obra, dado que se tem noção exata da área que precisará ser impermeabilizada. E ainda evita retrabalhos, que dentre todos os gastos é o mais caro. Pois o custo de refazer um sistema que deu errado é 3 vezes maior.

(Custo retrabalho =  valor sistema errado + patologias + valor sistema novo)

Portanto, são por esses motivos que se considera o projeto de impermeabilização uma etapa tão importante no processo todo do sistema de impermeabilização. E por mais que, ainda, não seja obrigatório, fato que ocasiona a negligência por muitos construtores, o projeto de impermeabilização é exigido, sim, pela normas NBR 9575/13 e NBR 15575/10, e fundamental para garantir os parâmetros de habitabilidade de uma edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

um + vinte =